Professor Thiago Nunes

Just another WordPress.com weblog

Esquizofrenia – conheça a doença do Tarso da novela

esquizofreniaA  autora de Caminhos das Índias, Glória Perez – conhecida por abordar temas polêmicos em suas tramas, como clonagem humana e imigração ilegal para os Estados Unidos -, colocou em pauta na atual novela das oito uma doença que é pouco discutida pela sociedade: a esquizofrenia. O problema ganhou destaque com o personagem Tarso, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso. O personagem começou a dar os primeiros sinais de esquizofrenia ao ouvir vozes, sozinho, em seu quarto.

Segundo a psiquiatra Tula Chaves, a esquizofrenia é um transtorno mental grave, mais conhecido como loucura. “O paciente tem alucinações, ouve vozes, acha que está sendo perseguido. Alguns, por exemplo, acreditam até que são Jesus Cristo. Na realidade, existem vários tipos de esquizofrenia. É preciso procurar um especialista para avaliar o caso. O resultado não é imediato, tem que ser muito bem estudado”, diz a médica.

Algumas pessoas confundem o problema com depressão e não procuram o tratamento adequado. “A depressão psicótica tem os sintomas muito parecidos com os da esquizofrenia, por isso essa confusão. Mas não tem nada a ver”, alerta a especialista.

De acordo com Tula, a inscidência da doença é de 1% da população em geral, ou seja, no mundo costuma surgir nos homens entre os 40 e 45 anos. E não tem relação nenhuma com classe social. Isso foi muito bem abordado na novela”, explica.

Remédios e terapias

O tratamento contra a esquizofrenia é feito com medicação e terapia. “Antes, era preciso internar essas pessoas em manicônios. Hoje é diferente. Os remédios são muito eficientes, além das terapias, como oficinas terapêuticas de artesanato e música, que resgatam, ainda, a auto-estima e a cidadania dos pacientes. Tomando os medicamentos e tendo sempre o acompanhamento médico, essas pessoas são reabilitadas. Isto é, elas podem conviver em sociedade tranquilamente, desde que haja a compreensão dos outros e o apoio da família”, conclui Tula Chaves.

22 de Abril de 2009 - Posted by | Não classificado

5 comentários »

  1. gostaria de saber até que grau existe esta doença, e se há cura?

    Comentar por ana betania santos silva | 28 de Abril de 2009 | Responder

  2. Bom dia!..
    Gostaria de saber se no caso de uma pessoa drogada,pode ocorrer o risco de ter Esquizofrenia?

    Comentar por Thainá | 24 de Julho de 2009 | Responder

  3. Boa noite, minha mãe acho que tem esse problema, ela sofreu de uma separaçao e sempre foi idempendente, sendo que hj ela nao sai para a rua e ofende todos, acha que todos estao contra ela, e tudo que ela esta passando são maldiçoes e coisas de outras pessoas que passam para ela, fala que deus revela as coisas pra ela e etc… muito dificil o relacionamento, ate pq eu sou casado e ela mora sozinha e contato com os familiares fica dificil ate pq ela ja ofendeu a todos ate com verdades mesmo !!!
    procurei como ajudar, mas o maximo foi os bombeiros levar no hospital mas proximo e um psiquiatra e ela na frente dele ficou um pouco calma e fingiu muito bem , ai o psiquiatra receitou uns remedios contra depressao e em uma semana ela parou e falou que ela nao era doente e sim os outros. Ela comprou um som da sony no valor de 3000 reais e quebrou em 2 meses falando que estava endemoniado e etc… so vive jogando as coisas fora falando a mesma coisa !!!
    se alguem poder me ajudar ou me indicar alguem eu posso procurar agradeço muito, nao sei mais oq fazer , todos so falam em internar e nao em ajudar !!!

    Comentar por ALAN | 31 de Agosto de 2009 | Responder

  4. Meu primo está com esses sintomas o que tenho que fazer primeiro ele perdeu o emprego e ninguem sabe como tratar essa doença.?

    Comentar por adilson | 22 de Março de 2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: