Professor Thiago Nunes

Just another WordPress.com weblog

Paintball

Sabe o que é Paintball?

Um pouco da minha paixão… Paintball !!!

Competências trabalhadas no jogo:

* Construção de Equipes;
* Foco em resultado;
* Comunicação;
* Liderança;
* Estratégia;
* Tomada de decisão.

É indicado para:

* Diretores, Gerentes, Coordenadores e demais gestores de equipes;
* Gerentes de Projetos com atuação simultânea em diferentes equipes de trabalho;
* Integrantes de equipes comerciais e quaisquer outras que sofram forte pressão por resultados coletivos;
* Integração entre equipes (reestruturações, fusões, incorporações).

Além de muita integração, o paintball permite que não só a gente vivencie, mas também perceba a importância de algumas competências. Foi realmente uma aula: o time que venceu quando já estava sem munição (aliás, outro elemento a ser gerenciado: os recursos são escassos), o líder que foi mais ousado, a equipe que “atacou” em conjunto, quem atirou sem ver o alvo, enfim, uma grande lição empresarial. Mas, mais uma vez, em qualquer atividade vivencial, seja indoor ou outdoor, é fundamental que haja uma devolutiva para que estes conceitos tão bem trabalhados não fiquem perdidos em uma grande farra. Por isso, é necessária a presença de uma consultoria, ou no mínimo do RH. Senão será apenas uma oportunidade de integração. Nada mais.

Momento de transformação…

O paintball é um esporte que já vem sendo utilizado há algum tempo como ferramenta para o desenvolvimento profissional. Assim como outras atividades outdoor, ele tem vantagens e desvantagens. Com relação aos outros treinamentos vivenciais, como arborismo, raffing etc, o paintball tem uma maior flexibilidade e mobilidade. No nosso caso, fomos até o local, mas ele pode ser muito bem adaptado a algumas instalações do próprio hotel aonde o treinamento for realizado, um campo de futebol ou um bosque, que ganhará alguns obstáculos infláveis para permitir a realização da disputa.

Outra vantagem é que o paintball permite a formação de equipes conforme as necessidades de desenvolvimento da empresa contratante. Se o objetivo for apenas desenvolver liderança, estratégia e comunicação, é possível formar duas equipes para disputarem entre si. Mas se o objetivo for promover a integração e o espírito de união em equipes conflituosas, a solução é unir as pessoas para disputar contra uma equipe “adversária” (o staff), numa alusão à concorrência.

A grande desvantagem é que este esporte ainda está vinculado, erroneamente, com uma atividade violenta. Por isso, algumas empresas não se sentem confortáveis em treinar seus profissionais sob este prisma.
No mais, o paintball entra na categoria de treinamentos que proporciona uma experiência transformadora. “Vemos estas atividades como experiências que as pessoas revelam suas atitudes e, o mais importante, tomam consciência desta atitude”. “E nos treinamentos que fazemos, a gente vai percebendo a transformação que acontece com os participantes. Quando eles chegam para o primeiro dia, estão cansados, áridos, travados, ansiosos e competitivos. E, freqüentemente, a atividade outdoor é o momento da grande mudança, é o momento que a pessoa percebe que a vida executiva é limitante, que ela precisa criar horizontes. Por isso, acredito que a atividade outdoor é um gatilho que transforma as pessoas.”

Até mais…
Professor Thiago Nunes

2 comentários »

  1. TUDO BOM PROFESSOR THIAGO?
    CONHEÇO O PAINTBALL SOMENTE NO OUVIR. MAS SABER QUE O MESMO É UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL É MUITO INTERESSANTE.
    COMO SABE, ESTOU CURSANDO ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO E, UMA COISA QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO NO CURSO É QUE SEGUNDO O PROFESSOR LAERTE TODAS AS AVALIAÇÕES SERÃO FEITAS ATRAVÉS DE ESPORTES E ALGUNS JOGOS. ONDE UMA EQUIPE DE PEDAGOGOS ESTARÃO AVALIANDO A ATITUDE DE CADA ALUNO, PARA MIM FOI NOVIDADE.
    COMO O SENHOR É MEU PROFESSOR TAMBÉM, QUE TAL CONVIDAR NOSSA TURMA PARA CONHECER ESSE ESPORTE?! CADA UM PAGA A SUA ENTRADA(SENÃO A GENTE TE LEVA A FALÊNCIA, RSRSRSRS).
    CONHECER O PAINTBALL PELO LADO PROFISSIONAL FOI EXCELENTE! IREI SUGERIR ESSE ESPORTE PARA O PROFESSOR LAERTE PASSAR PRA TURMA, ACHO QUE ELES VÃO ADORAR!

    UM ABRAÇO.
    VISITAREI O BLOG MAIS VEZES.

    ATÉ MAIS…
    AMANDA SOUZA

    Comentar por AMANDA SOUZA | 9 de Agosto de 2009 | Responder

  2. Poxa Thiago, nunca tinha pensado nesse “esporte” dessa maneira, tão positiva.Que interessante, pra falar a verdade eu achava meio bobo e sem propósito, mas vendo por esse prisma fica muito bom, como treinamento e tbm como “scape”.
    Valeu, vc é fera.
    abraços

    Comentar por Priscila Felix | 19 de Outubro de 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: